O mês de Abril é o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, todos os anos assinalado tanto pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens como pela Comissão Nacional, com muitas e diversificadas iniciativas, com vista a alertar a sociedade para este problema que atinge tantas crianças.
Durante o mês de abril, vamos trabalhar a Campanha Laço Azul.
A história do Laço Azul, nasceu na Virginia, E.U.A, no ano de 1989, quando uma mulher norte americana, Bonnie Finney, amarrou uma fita na antena do seu carro. Esta tinha como objetivo homenagear os seus netos que tinham acabado de ser vítimas mortais de maus-tratos. Esta iniciativa tornou-se viral e o mês de abril, passou a ser o mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
O Porquê da Cor AZUL – para Bonnie Finney, significava as nódoas negras, que os seus netos foram alvo. A cor tinha, ainda, como lembrete, constante, para a sua luta na prevenção/proteção, nos maus tratos contra crianças.
Neste sentido, gostaríamos de Vos convidar para abraçarem connosco esta causa, com a proposta de algumas pequenas atividades que poderão desenvolver com os Vossos filhos/ netos/ sobrinhos...
AS CRIANÇAS SÃO O NOSSO MAIOR TESOURO, DEVEM SER PROTEGIDAS E VIVER FELIZES.
SEREI O QUE ME DERES… QUE SEJA…AMOR!
A RESPONSABILIDADE É DE TODOS. JUNTOS TEMOS MAIS FORÇA.
Sempre que o tempo o permite, vamos para o terraço onde jogamos à bola, corremos, saltamos e dançamos. As brincadeiras ao ar livre são sempre recebidas com alegria pelas nossas crianças. Entre outras brincadeiras, a pintura é uma das atividades que as crianças gostam mais. Aqui fica um exemplo de uma pintura coletiva em que todos participaram e se divertiram, passando as mãos e os pés por cima do papel com tinta, espalhando-a. Que bonito ficou o resultado final!
Às sextas-feiras, habitualmente, as respostas sociais de Creche e Pré-Escolar juntam-se em atividades conjuntas, permitindo o desenvolvimento de interações positivas entre as várias faixas etárias.
As atividades são selecionadas de acordo com os interesses das crianças, contribuindo cada uma com a sua singularidade e criando-se espaços apelativos para que a atividade consiga captar os interesses de todos.
Algumas das atividades que se têm desenvolvido: ciência divertida, jogos diversos, dança, teatro e muito mais…
“Sintonia entre a mente e o corpo”
As aulas de Atividade Física e Desportiva, realizadas à quinta-feira, são sempre aguardadas com bastante expectativa pelas nossas crianças. Nesse dia, as crianças divertem-se e aprendem de uma forma espontânea com os jogos e brincadeiras dinamizadas pelo Professor Bruno.
A atividade física na idade Pré-Escolar é aceite, por todos os agentes da Educação, como uma das atividades com maior relevância para o desenvolvimento integral da criança, pois promove o seu desenvolvimento e lhe proporciona enriquecedoras situações motoras, potenciando a aquisição de valores educativos que contribuem para um projeto de vida com saúde e socialmente saudável.
Como já diziam os nossos avós: “a ginástica pode não dar mais anos à vida, mas dá de certeza mais vida aos anos”.
A importância de contar histórias em contexto pré-escolar
Um dos objetivos da “Hora do Conto” é contar histórias de forma alegre e agradável, a fim de atrair as crianças para o universo da literatura e, dessa forma, ajudar na formação de novos leitores. As histórias voam nas asas da sua imaginação, estimulando nelas a curiosidade pelos saberes, o gosto pela descoberta.
A “Hora do Conto” é uma atividade de que as crianças gostam muito, pois gostam de ser as protagonistas das histórias. Vão ouvindo a história e fazendo gestos de acordo com o desenrolar de cada página. É sempre um momento de grande diversão e boa disposição.
De salientar a sua importância no desenvolvimento global da criança, impulsionando a criatividade desta nas atividades lúdicas e educativas que, com ou sem a intervenção do adulto, se pretendem dinamizadoras de aprendizagens significativas. Esta é uma forma de trabalhar não somente a área das Expressões, mas também o Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita e a Formação Pessoal e Social.